
Da escolinha à categoria de base
Por: Luiz Gustavo

O esporte coletivo mais difundido e praticado nacionalmente, possui portas abertas para o aprendizado de técnicas e aprofundamento de habilidades práticas para as crianças e adolescentes interessados em se aprimorar e com um sonho de um dia talvez se tornar um grande atleta futebolístico.
Tudo começa em uma escolinha de futebol não necessariamente associada à grandes clubes, com estrutura dinâmica e com profissionais da educação física encarregados de ministrar aulas de futebol para as crianças, um acompanhamento completo com aspectos táticos, sociais, físicos e emocionais.
Os alunos da escolinha que se destacarem por suas habilidades, podem ter a chance de participar de testes nas categorias base de Clubes.
Conhecida popularmente no ramo esportivo como "categoria base", as crianças e adolescentes aprendizes do esporte nos dias de hoje são esperados como revelações de clubes no futuro, principalmente os que treinam na base do próprio clube de nome.
Grandes clubes brasileiros como São Paulo, Corinthians, Flamengo e Santos costumam dar muita importância para as suas respectivas categorias de base. O Santos por exemplo já revelou grandes nomes do esporte como Neymar, Ganso, Gabigol, Robinho, Diego Cunha e Alex Sandro, todos vindo da base.
Nos clubes brasileiros apesar da semelhança, há uma diferença entre "formar" e "revelar" jogadores para o nível profissional. Alguns jogadores costumam trocar muito de clube durante a base, havendo um consenso de que o clube revelador é o que promove o jogador base aos profissionais. Formação é o processo pelo qual o jogador passa até chegar aos profissionais, no qual ele pode defender vários clubes.